Barra horizontal

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Outono em Paris - Que roupas levar na mala de viagem?

Se é inverno na Europa, você já sabe o que levar na mala: casacos, calças, blusas, meias, cachecóis, toucas, luvas e mais casacos. Se é verão, as escolhas são simples, roupas leves e confortáveis. Mas, e quando é outono? Aí as coisas ficam menos simples.

No outono as temperaturas variam muito de um dia para o outro e de uma hora para outra. Faz frio de manhã, calor a tarde e muito frio a noite. No Brasil, isso acontece o ano inteiro, mas na Europa isso acontece mais na transição de uma estação para outra.

Eu fui para Paris recentemente e o outono tinha acabado de chegar por lá. Um mês antes da viagem, eu comecei a conferir a previsão do tempo e, na hora de fechar a mala, só tive uma certeza, teria que levar um pouco de cada roupa (de roupas de verão até roupas de inverno).

Então, aí vai a primeira dica: se você vai viajar para um país que está entrando no outono, você pode pegar dias com temperatura de 24°C até dias com temperaturas de 13°C. Isso tudo, numa única semana. Sendo assim, é inevitável levar algumas peças mais apropriadas para o verão e muitas peças apropriadas para o frio.

Foi o que aconteceu comigo. A queda de temperatura foi bem gradativa, mas ao mesmo tempo brusca. Dos 10 dias em que estive em Paris, dois dias foram muito quentes, um dia foi mais ou menos quente, um dia mais friozinho e o resto dos dias foram mais frios ou bem frios. Com você, pode acontecer o contrário. Por isso, dar uma checada na previsão do tempo algumas horas antes de fechar as malas, é fundamental.

Mas, baseada na minha experiência, o que eu acho fundamental levar?

Shorts, bermuda ou saia: 2 shorts, ou 1 shorts e 1 saia, ou 1 shorts e 1 bermuda. Não mais do que isso! Pode ser que você nem chegue a usá-los, mas é bom ter essa opção caso faça um calorzinho. Se não fizer, essas peças também não vão fazer muito volume na mala e, no caso da saia, por exemplo, você pode usá-la mesmo em dias mais frios. Basta colocar uma meia-calça grossa e sapatilhas ou botas.


Como arrumar a mala de viagem para o outono?
Torre Eiffel (01/10/14)

Camisetas: daquelas com estampas bonitinhas e mais compridas por causa dos dias frios. A quantidade vai depender do número de dias da sua viagem e se você vai ter possibilidade de lavar ou não. Mas, lembre-se, você vai usá-las tanto nos dias quentes (sem nada por cima), quanto nos dias frios (por baixo de suéteres, jaquetas ou casacos). Então, eu aconselho levar uma para cada dia. No meu caso, eu fiquei num apartamento em que tinha lava-roupas, então levei 5, porque sabia que poderia lavar, caso precisasse (e precisei!).

Camisas: Jeans ou de tecido que não amasse. Eu levei 4 camisas na minha viagem, mas usei apenas duas. Acho que duas são mais do que suficiente. Em dias quentes, você pode usar com shorts, saia ou bermuda e, em dias mais amenos, você pode usar com calça jeans. Em um dia mais frio, eu usei a camisa jeans com um colete por cima e um lenço. É uma forma de tornar mais quente algumas roupas que são mais "frias".

Suéteres, cardigãs ou malhas mais finas: eu aconselho levar uns 5 também, ou seja, 1 para cada 2 dias. Mesmo que você pegue todos os dias com temperaturas baixas, os suéteres e malhas vão por cima das camisetas ou camisas e por baixo dos casacos, então não recebem muito suor e não sujam muito fácil.


Como arrumar a mala de viagem para o outono?
Notre Dame (04/10/14) - Mont Saint-Michel (09/10/14) - Palácio de Versalhes (02/10/14)

Coletes: Eu só tenho 1 colete, levei ele pra viagem e amei. Muitas pessoas por lá usam coletes, tanto homens quanto mulheres, e agora eu entendo o por quê, afinal, ele aquece muito. Se você colocar uma camisa jeans com um colete por cima, como eu fiz, já vai estar bem aquecida. Se colocar por cima de um suéter e por baixo de um casaco, poderá enfrentar uma temperatura de 15°C tranquilamente. É sério, é uma peça curinga e que dá uma incrementada em qualquer produção mais simples.


Como arrumar a mala de viagem para o outono?
Place des Voges (07/10/14) - Museu do Louvre (03/10/14)

Jaquetas e casacos: Vai depender muito do que você tem em casa e do que você gosta mais. Na minha viagem eu usei 1 jaqueta e 3 casacos. Eu levei mais do que isso, mas acho que não tem necessidade. Eu achei que fosse usar mais as jaquetas (levei 3), mas quando começou a esfriar, a temperatura caiu bastante e os casacos eram mais compridos, mais quentes e dava pra usar os suéteres ou malhas por baixo. Além disso, os casacos davam sempre uma "enriquecida" no visual. Ainda que você seja mais objetiva e costume viajar com um casaco apenas, lembre-se que nesse período do ano as chuvas são mais frequentes e você pode precisar de uma segunda opção enquanto o seu casaco preferido está secando.


Como arrumar a mala de viagem para o outono?
Place Saint-Michel (30/09/14) - Museu do Louvre (07/10/14) - Ladurée (06/10/14) - Mont Saint-Michel (09/10/14)

Calças: Eu levei 3 calças jeans (1 preta, 1 branca e 1 vermelha) e 2 leggings pretas (básicas), ou seja, 5 calças. E esse número também foi suficiente, sendo que eu nem precisei lavar durante a viagem. Nos dias mais frios, uma meia-calça por baixo das calças, deixava as pernas bem protegidas do frio.

Acessórios de inverno: se você não tiver muitos, leve todos os que tiver. Cachecóis, lenços, meias-calças, toucas, luvas... Esses acessórios não ocupam muito espaço, fazem diferença na hora de tirar fotos e esquentam mais do que casacos e calças. Se você não tem o hábito de usar esses acessórios no seu dia a dia, acredite, não há casaco, blusa, colete ou calça que dê conta do frio se o seu pescoço, orelhas e mãos estiverem expostas ao tempo. E, ainda no quesito acessórios, se você tiver um guarda-chuva bom e pequeno, arrume um lugar na mala e leve ele também. Você certamente pegará dias de chuva em sua viagem durante o outono e um guarda-chuva bem "meia boca" em Paris, por exemplo, te custará, pelo menos, 10 euros (mais de 32 reais).


Como arrumar a mala de viagem para o outono?
Place des Vosges (07/10/14)

Sapatos: Eu definitivamente aprendi uma lição nessa viagem: 3 sapatos são mais do que suficientes: 1 tênis (item indispensável), uma sapatilha e uma bota de salto baixo (com cano curto ou longo). Ponto! Use o tênis durante o dia para "turistar" incansavelmente pela cidade, a sapatilha para ir fazer coisas rápidas, como ir no mercado, numa sorveteria, numa loja específica ou em um café, e a bota para sair a noite ou ir a lugares que peçam um look mais arrumado.

Eu inventei de levar 3 sapatilhas, 1 scarpin (que eu não usei por causa do frio) e 1 bota de salto baixo e cano curto. Percebam que eu não levei o único item que eu listei aqui como indispensável: o tênis. Eu achei que as sapatilhas seriam mais graciosas e delicadas para andar por Paris, mas me dei muito mal. Geralmente, durante viagens, a gente anda muito pela cidade e as sapatilhas e botas depois de um tempo pegam aqui, machucam ali e não amortecem o impacto dos pés em ruas com pedras ou paralelepípedos, o que é muito comum em Paris. Depois de apenas 3 dias de viagem usando as sapatilhas, meu calcanhar doía absurdamente e eu mal conseguia encostar o pé no chão. Tive que tomar anti-inflamatório e correr comprar um tênis (uma facada de 100 euros por um item que eu poderia ter levado de casa). Bem, depois de colocar um tênis confortável e macio nos pés, tudo correu bem até o fim da viagem. É por isso que eu insisto, se você tiver um tênis básico ou estiloso que você adore usar, arrume um lugarzinho na mala pra ele, não custa!

Se você não tiver ideia de como compor looks bonitos e elegantes usando tênis, é só clicar nesse link aqui >Como usar tênis em viagens durante o outono e inverno< e dar uma olhada em alguns looks que podem servir de inspiração.

E se você chegou até esse post, mas vai viajar na primavera ou no verão, talvez esse post aqui >Que roupas levar para o Chile no verão< seja útil de alguma forma. Não é Paris, massss pode servir como inspiração! ;-)

É isso! Se você ficar em dúvida em levar ou não levar alguma coisa, leve! Afinal, é preferível que algo esteja a sua disposição e você escolha não usar, do que você ficar pensando que deveria ter levado. Só não pode ficar em dúvida em relação ao armário inteiro... rs.

E, por fim, não deixe para comprar muitas coisas em Paris, já que os preços não são muito amigáveis. Uma malha básica que eu comprei, me custou 30 euros. Bem barato para quem recebe em euro, mas bem caro pra gente, que paga R$ 3,30 pelo euro (ou seja, paguei R$100,00 pela malha). Melhor levar tudo de casa e comprar o que estiver faltando aqui no Brasil antes de viajar. Assim, você poderá gastar seus euros com itens que você queira, ao invés de gastar com itens que você tenha deixado de levar e precise comprar emergencialmente (como no caso do meu tênis).

Bem, essas foram as minhas dicas!
Uma ótima viagem! ;-)
Até mais!

POSTS RELACIONADOS 

Se além da preocupação com as roupas, você também tem dificuldade em organizar a sua mala e acaba sempre esquecendo coisas importantes, clique aqui e confira o Checklist de Viagem que eu fiz e que pode ser muito útil na correria pré-viagem.

E, se você tem dúvidas em relação ao que levar na bagagem de mão, eu fiz um post especialmente para você. É só >clicar< e conferir!

19 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar sua experiência. Ela serviu para tirar algumas dúvidas minhas e me deixar segura sobre o que levar ou não e qt... porque é terrível estar longe e perceber que a gente trouxe pouco ou muiiito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelina, fiquei muito feliz em saber que o post te ajudou de alguma forma. Eu agradeço o retorno! Uma ótima viagem!! =)

      Excluir
  2. Eu vou a Paris em outubro dia 20. Estou insegura do q levar. Muitos blogs dizem q ñ se usa tênis, minissaia e moletom Pq sao peças consideradas "pobres" p os franceses e q circular assim não é o indicado. Eu não ia levar mesmo minissaia, comprei duas saias Midi, acho elegantes mas o uso das outras peças é inviável mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia! Eu não sei o tipo de blog que você consultou, mas eu acho que os blogs de moda e estilo, geralmente, prezam mais pela beleza do que pelo conforto. Eu já vi blogueiras mais chiques passeando por Paris com vestidos de alfaiataria e salto 15. Duvido que elas tenham ido muito longe no passeio delas, sinceramente, mas, se esse é o estilo da pessoa, tudo bem né?! Na minha opinião, dá pra unir a beleza e o conforto muito facilmente. Eu diria pra você se preocupar com o conforto dos pés e deixar pra mostrar o seu estilo através dos casacos, malhas e, principalmente, dos acessórios. O moletom eu acho dispensável sim. Acho que não vi ninguém usando. Nem mesmo os turistas. Acho que os suéteres, cardigãs, malhas e casacos dão um ar mais arrumado e faz mais o estilo dos franceses. Quanto às saias, eu acho que é uma questão de estilo e de gosto pessoal. Aquelas de tecido mais molinho ou de couro, por exemplo, ficam lindas com meia calça grossa e bota. E eu vi muitas francesas usando essa combinação. O importante é pensar na temperatura. Eu voltei de Paris no dia 10 de outubro e o clima por lá já estava bem frio. Tipo 13 graus. Então pense em como usar as suas saias de um jeito bem quentinho. Quanto ao tênis, eu não acho que seja uma peça discriminada por lá não. Eles só não usam nada muito ousado e colorido. Se você tiver um tênis básico todo branco ou preto, tipo os da Nike, Puma ou Adidas, e que tenha algum tipo de amortecimento, vale a pena levar. Aí é só você colocar um casaco bonito e acessórios bacanas e estará pronta para enfrentar a vida de turista! Eu digo isso porque em Paris é tudo exagerado. Pra você subir na Notre Dame ou no Arco do Triunfo, por exemplo, são mais de 400 degraus. O Louvre e Palácio de Versalhes são imensos, assim como a maioria dos museus. Além disso, muitas ruas são de paralelepípedo e boa parte dos passeios são em jardins cheios de pedrinhas, então, o impacto sobre os pés é grande (e dolorido... rs). Agora, durante a noite, as pessoas são mais chiques mesmo. Aí os saltos e peças mais "finas" são super bem vindas.

      Excluir
  3. Olá, amei suas dicas !!
    Então estou indo Paris dia 12/09/15 e estou super preocupada em levar mala com coisas legais !
    Realmente quando se busca sites sobre dicas como se vestir em Paris a sensação é de que vc vai caminhar apenas em cima de salto 15 !!!
    Mas amei suas dicas extremamente úteis !!!
    Então estou numa duvida cruel pois estarei no final verão e início outono e não sei o que seria indispensável levar !! Vou passar 10 dias e gostaria de sugestões como se vestir para ir jantar na torre e jantar no barco !!!!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana! Obrigada pelo retorno! E muito bom saber que essas dicas estão sendo úteis! Pela minha experiência, eu acho que você vai pegar temperaturas bem agradáveis durante a sua viagem. Uma dica bem legal, é entrar no Instagram todos os dias e pesquisar a marcação ou hashtag "Paris". Aí pelas fotos você vai tendo uma ideia real do clima a partir das roupas que as pessoas estão vestindo. Também dá pra ter uma noção do que as pessoas usam por lá!
      Quanto aos jantares, eu não fui em nenhum desses restaurantes, mas tenho uma vaga ideia do que eu usaria se fosse. Eu acho que nesses casos, é legal usar vestidos ou conjuntos de saia e blusa um pouco mais chiques. E como, você ainda estará no verão, acho que dá pra levar uma sandália ou sapato alto mais social que combine com as peças que você escolher. Se no dia do jantar estiver mais friozinho, é só acrescentar uma meia-calça e um casaco.
      Eu dei uma breve pesquisada aqui e amei esse look da Amanda, do blog Viajão, olha só: http://viajao.com/2011/05/21/restaurante-na-torre-eiffel/. Acho que o que ela e a outra moça loira estão usando é bem o que eu imagino que usaria também. Ahhh, e pra ir jantar no barco é bom levar um casaco tá, mesmo que pareça estar calor. Eu li essa dica em vários blogs antes de ir fazer o tour pelo Sena durante a noite e ela foi muito útil. Espero ter ajudado!! Uma ótima viagem!! ;-)

      Excluir
    2. Obrigada querida !!
      Grande beijo !!!😘

      Excluir
  4. Parabéns pelas dicas. Já fui à Paris no Inverno, primavera e agora vou no Outono.Achei teu relato interessante e elucidativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fátima!! Fico feliz em ter ajudado de alguma forma!! Uma ótima viagem!! ;-)

      Excluir
  5. Grata pelo relato de experiência. Muito útil! Vou a Paris neste mês e tinha algumas dúvidas, que vc esclareceu no post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, obrigada pelo retorno!! Que bom que o post te ajudou com as dúvidas! Desejo uma ótima viagem pra vc!! Bjo!

      Excluir
  6. Amei seu post! Nada como o bom e velho tênis pra andarmos muoitooo em nossas viagens e o mais importante, de forma confortável!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Leidiane! Eu mesma aprendi que conforto é TUDO durante uma viagem! Que bom que não estou sozinha nessa constatação! =) Um beijo!

      Excluir
  7. Seu blog é maravilhoso! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keli!! Muitíssimo obrigada pelo carinho! Fico feliz com o retorno!=D
      Um beijo!

      Excluir
  8. OLA! ESTAREI NA FRANÇA ( EM STRASBURGO - DIVISA COM ALEMANHA) NO PERIODO DE 10 A 19 DE OUTUBRO. A TEMPERATURA POR LA É SEMELHANTE A DE PARIS?? TEM INFORMAÇÃO SOBRE ISSO? OBGD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vita Iluminata! Eu vou ficar te devendo essa informação, viu... Eu não sei se as temperaturas variam muito de lugar para lugar por lá! Eu fui pro Monte Saint-Michel, que ficava há 350km de distância de Paris, e as temperaturas eram semelhantes. Não variou quase nada... Espero q essa informação seja útil! ;-) Boa viagem!

      Excluir
  9. Essas dicas valem para final de novembro também em Paris? Ou devo levar roupas mais "pesadas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, me perdoe pela demora em responder seu comentário! Com certeza essas dicas não servem para o final de novembro não. Eu fui no comecinho de outubro, fiquei 10 dias, e a cada dia que passava o tempo esfriava mais. Nesse caso, as roupas pesadas tem que ser prioridade. Um beijo!

      Excluir