Barra horizontal

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Um passeio pela Place des Vosges - Paris

A Place des Vosges é a praça planejada mais antiga de Paris. Ela está localizada no bairro Le Marais e, originalmente, era conhecida como Place Royale ou, em português, Praça Real. Construída por Henri IV, entre os anos de 1605 e 1612, ela serviu de modelo para outras praças residenciais que estariam por vir em toda a Europa.




Contornando e "emoldurando" a praça, que foi planejada em formato quadrado, é possível observar os prédios construídos com tijolos vermelhos e tetos pontudos de ardósia. Todos tem a mesma altura e são preservados pela lei de proteção dos monumentos nacionais. No interior da praça, as cinco fontes simetricamente posicionadas em cada canto e no centro do jardim, são um charme à parte. 




Eu visitei a praça apenas uma vez e o dia estava bem chuvoso. Eu já tinha visto várias fotos dessa praça em dias mais bonitos e, por ser uma praça queridinha dos parisienses e dos turistas, é comum ver fotos em que as pessoas estão sentadas na grama, conversando e apreciando o momento enquanto relaxam. 




Bem, em viagens, o clima influencia muito nas nossas avaliações a respeito dos lugares, né?! Acho que por isso a Place des Vosges não entrou no meu Top 5 - Paris (clique aqui se você ainda não viu). É incrível como um céu azul torna tudo mais bonito, mais colorido e mais vivo. Mas, apesar de o dia não favorecer muito, a praça estava linda, com um paisagismo bem cuidado e cheia de folhas pelo chão, indicando que o verão estava se despedindo. Tenho certeza de que na primavera ela deve ser ainda mais encantadora.




E se você pretende colocar a Place des Vosges no seu roteiro, saiba que por lá está a casa do poeta e escritor francês Victor Hugo, que é um museu aberto gratuitamente à visitação. É um passeio bem tranquilo, relativamente rápido e que vale a pena ser feito. 

Ok?
Então, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário