Barra horizontal

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Bagagem de Mão - Viagens Longas

Na primeira vez que fui viajar para fora do país, consultei vários sites e pesquisei muito sobre o que deveria levar na bagagem de mão.

Eu anotei tudo e fui uma aluna exemplar. Na ida e na volta, levei tudo direitinho, como sugeriam os mais experientes.

Aí, eu fiz uma segunda viagem... Na ida, levei tudo o que precisava, mas na volta deixei algumas instruções de lado. Tudo correu bem durante a viagem, então esses ítens que deixei de lado não fizeram diferença.

Na terceira viagem, eu fui totalmente descuidada e deixei de lado todas as recomendações. Na ida, levei apenas eletrônicos na bagagem de mão e, na volta, ela serviu apenas para trazer as coisas que não couberam nas outras malas. (Que nunca?! rs...)

Lei de Murphy:

Aí, por ironia do destino, eu me dei mal, muito mal!

Como eu já relatei em um post anterior, eu perdi um voo de conexão voltando de Paris para o Brasil. Eu tinha que trocar de voo em Atlanta, nos Estados Unidos, porém, o primeiro voo, de Paris para Atlanta, atrasou e meu marido e eu perdemos o segundo voo, de Atlanta para São Paulo. Como não tinha outro voo naquele dia, tivemos que ficar 24 horas em Atlanta esperando pelo voo seguinte.

Nós fomos enviados para um hotel, pago pela companhia aérea. Até aí, tudo bem, mas, quando eu abri minha bagagem de mão, vi que só tinha casacos e sapatos que não couberam na bagagem que foi despachada.

Eu estava só com a roupa do corpo e ela estava amassada e manchada por causa de raspas de um chocolate que eu comi no avião. Nós estávamos esgotados, precisando de um banho, mas não tínhamos outras roupas para usar. Além disso, nós não tínhamos escova de dentes, desodorante e muitas outras coisas que seriam úteis naquela ocasião. Geralmente, os hotéis oferecem esses "mimos", mas o hotel para o qual fomos mandados era tão "beira de estrada", que nem sabonete tinham... Naquele momento, eu entendi literalmente a principal função da bagagem de mão:

A bagagem de mão serve para que você tenha a opção de tomar um banho e trocar de roupa caso você perca um voo ou caso a sua bagagem principal seja extraviada. 

Sendo assim, o que deve ser levado na bagagem de mão?

Tudo o que for preciso para você viver por, pelo menos, 1 dia. Não dá para levar muita coisa, pois as companhias aéreas tem um limite de peso para a bagagem de mão (de 5 a 8 quilos, dependendo da companhia), mas é importante focar nos ítens indispensáveis. Então, vamos lá:

1 - Uma troca de roupa: Isso inclui calça, camiseta, blusa de frio, roupas íntimas e meias. Tudo o que for necessário para que você tome um banho e se troque por completo. Se você estiver indo para um lugar frio, é importante levar um casaco e cachecol ou touca, para que você sobreviva ao frio até chegar no seu destino final e ter suas outras malas em mãos.

2 - Produtos de higiene pessoal:  Pasta de dente, escova de dente, sabonete, desodorante, shampoo, condicionador, escova de cabelo. Se você viajar maquiada, é importante ter um demaquilante e, se usa lentes de contato, é bom ter aquela solução de desinfectação, específica para lentes.

Obs.: Existe uma norma que define a quantidade de produtos líquidos e pastosos que você pode levar na bagagem de mão. Cada frasco deve ter no máximo 100 ml e todos os frascos devem caber num saco plástico ou necessaire transparente, na medida de 20x20cm, aproximadamente. Como na imagem abaixo:


Bagagem de mão - líquidos


Nesse caso, você pode comprar produtos em miniatura ou comprar frascos pequenos e colocar os seus produtos favoritos (shampoo, condicionador, creme, etc). Nas farmácias e drogarias existem frascos ou kits específicos para viagens.

Se você tentar levar produtos que ultrapassem os 100 ml ou levar mais frascos do que o permitido, provavelmente será obrigado a jogar esses produtos no lixo antes de ser liberado pela fiscalização do aeroporto.

3 - Produtos eletrônicos: Celulares, câmeras fotográficas, notebooks, tablets, carregadores e demais produtos eletrônicos NUNCA devem ser colocados nas malas que serão despachadas. Esses itens precisam ser levados na bagagem de mão e ficar sob os seus cuidados durante toda a viagem. Se sua bagagem for extraviada ou se você ficar preso em alguma cidade, será importante ter os seus eletrônicos à disposição.

4 - Produtos de alto valor material ou sentimental: Se você quer levar uma jóia, um relógio caro, uma bijuteria chique ou algum objeto que tenha muito valor para você, leve na bagagem de mão. A partir do momento que você despacha as suas malas, não tem como saber se irá vê-las novamente, então, os produtos mais caros, devem ficar sempre com você!

É isso! Simples demais né? Pois é! Dizem que na vida ou a gente aprende por bem ou por mal. No meu caso, eu aprendi por mal... Infelizmente! Lição de vida eterna! rs... ;-)

Boa viagem, pessoal!
Até a próxima!

POST RELACIONADO

Se você está fazendo as suas malas (mesmo que mentalmente...rs) ou se está pesquisando o que deve levar, clique aqui e confira uma lista de viagem completa que vai te ajudar muito a se lembrar de tudo o que você precisa levar na sua mala de viagem e, principalmente, de tudo que não pode esquecer.


2 comentários: